top of page

Empresas e a Visibilidade Trans: Como apoiar a causa sem fins meramente mercadológicos

Janeiro já passou, mas não poderia deixar passar batido este assunto por aqui! O Mês da Visibilidade Trans é celebrado em todo o mundo durante o mês de janeiro com o objetivo de promover a conscientização e a visibilidade da comunidade transgênero. A data tem como objetivo lembrar que a luta pela igualdade e respeito às pessoas trans não acaba quando o mês acaba. A origem desta data remonta ao assassinato de Rita Hester, ativista transgênero americana, em 1998. Desde então, a data é celebrada como uma forma de exigir igualdade, respeito e visibilidade para a comunidade transgênero.




O dia 29 de janeiro tem um significado importante para a comunidade trans no Brasil, pois foi instituído como o Dia Nacional da Visibilidade Trans após o lançamento da campanha Travesti e Respeito em Brasília há 19 anos. O ato aconteceu no Congresso Nacional e foi um marco na luta por direitos da população trans e contra a transfobia.


Infelizmente, a realidade para as pessoas trans no Brasil ainda é muito difícil e perigosa. Segundo a Antra, o país é responsável por mais de 130 assassinatos de pessoas trans apenas em 2022, e por 14 anos consecutivos é o país que mais mata pessoas trans no mundo. A importância do Dia Nacional da Visibilidade Trans é justamente preservar a memória e lembrar da luta por direitos da população trans e contra a transfobia.

Além disso, ainda há muito a ser feito no que diz respeito a igualdade de oportunidades e inclusão social. Aproximadamente 90% das pessoas trans são forçadas a trabalhar na prostituição devido à falta de alternativas, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Além disso, cerca de 80% das mulheres travestis não conseguem completar o Ensino Médio, o que impacta diretamente em sua capacidade de acessar a educação superior.


Como as empresas podem apoiar a Visibilidade Trans?

As empresas têm uma grande responsabilidade em apoiar causas sociais, incluindo a Visibilidade Trans. Alinhar os valores da empresa às causas sociais pode trazer benefícios não apenas para a transformação da sociedade, mas também para o fortalecimento da marca. Aqui estão algumas formas pelas quais as empresas podem atuar concretamente:

  1. Diversidade e Inclusão: Incluir pessoas trans em todas as áreas da empresa, incluindo contratação, promoção e treinamento, é uma forma de apoiar a Visibilidade Trans.

  2. Comunicação e Marketing: A comunicação e o marketing são importantes para promover a conscientização e a visibilidade da causa. As empresas podem incluir pessoas trans em suas campanhas publicitárias, apoiar eventos e organizações ligadas à Visibilidade Trans, bem como incluir mensagens de apoio à causa em suas plataformas de mídia social.

  3. Políticas e procedimentos: As empresas devem ter políticas e procedimentos claros que garantam a igualdade e o respeito às pessoas trans, incluindo acesso a banheiros, vestiários e outros espaços.

Responsabilidade ética e moral

É importante que as empresas sejam sinceras e genuínas em seu apoio à Visibilidade Trans e evitem utilizar a causa apenas como uma estratégia de marketing. A responsabilidade ética e moral deve ser o motor por trás de qualquer ação em apoio à Visibilidade Trans.


O apoio às causas sociais por parte das empresas é fundamental para a transformação da sociedade. No caso da Visibilidade Trans, a importância de empresas apoiarem a causa é ainda mais evidente, pois se trata de uma questão de direitos humanos e respeito à diversidade. Ao abraçarem e apoiarem a Visibilidade Trans, além de contribuírem para a transformação da vida das pessoas trans, também fortalecem sua marca como uma empresa comprometida com a ética e a responsabilidade social.





Espero que essas dicas tenham sido úteis e que elas possam ajudar a sua empresa na política e ações de responsabilidade social. Compartilhe com quem possa se interessar.

Deixe seu comentário, dúvidas... sua opinião é muito importante!

 

Este artigo foi escrito com ajuda de uma IA (Inteligência Artificial), desenvolvida pela organização OpenAI. o GPT-3 é um modelo de linguagem baseado em redes neurais, que prevê a possibilidade de uma sentença de texto ser coerente, ou seja, fazer sentido para a compreensão humana. que gera textos como se fosse um humano.

 

Sobre

Eu sou Léo Begin, especialista em Marketing e Negócios e consultor de Marketing & Branding para profissionais e empresas.

Site/blog: www.leobegin.com


Siga-me nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo

................................................

Formado em TI MBA em Marketing e Negócios Outros cursos: - Branding, Construção Estratégica de Marcas - Marketing Digital - Hipnose Conversacional (Neuromarketing) - Analista Comportamental DISC

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Ícone do WhatsApp