top of page

GERAÇÃO Z: Como atrair e fidelizar os consumidores através do Branding e da responsabilidade social


A Geração Z, também conhecida como a geração nativa digital, é formada por indivíduos nascidos entre 1997 e 2012. Eles cresceram em um mundo cada vez mais conectado e, por isso, possuem uma relação diferente com a tecnologia e com as marcas.



Os consumidores da Geração Z são conhecidos por serem muito críticos e exigentes, e essa característica se reflete na hora da escolha de produtos e serviços. Eles valorizam a autenticidade e a transparência, e estão cada vez mais preocupados com questões éticas e de sustentabilidade. Para conquistar um consumidor mais consciente, as marcas devem se atentar aos critérios usados por ele na decisão de compra. E ele espera empresas responsáveis que compartilhem das mesmas preocupações sociais e ambientais. De acordo com a pesquisa de Box1824 e McKinsey, 50% dos consumidores da geração Z já deixaram de comprar de uma empresa que não consideram ética e 87% trocaram empresas envolvidas em escândalos. Por outro lado, 71% dos jovens no Brasil estão dispostos a pagar a mais por produtos de marcas alinhadas com suas causas.


Para se posicionar de forma estratégica diante da geração Z, as marcas precisam mostrar que estão alinhadas aos seus valores e metas, e que se preocupam com o bem-estar dos consumidores e do meio ambiente. Elas devem também oferecer opções personalizadas e únicas, e investir em boas estratégias de relacionamento com o cliente. Além disso, os negócios que quiserem se manter no mercado precisarão atender às aspirações desse público. Os jovens, inclusive, estão otimistas de que conseguirão influenciar positivamente o mercado. De acordo com a Truth Central, 75% deles acreditam que podem mudar o comportamento das marcas.


Outra tendência importante é a busca pela experiência. A GWI revela que 63% dos indivíduos na geração Z consideram importante aprender novas habilidades. Participar desse processo é um interessante caminho para criar uma conexão mais profunda com eles. As marcas devem oferecer oportunidades para os jovens se envolver e se desenvolver, seja através de programas de mentorias, treinamentos ou projetos de responsabilidade social.


É importante destacar que as ações de sustentabilidade e responsabilidade social não são apenas uma forma de atrair os consumidores da geração Z, mas sim um imperativo ético e moral para as empresas. A preocupação com o meio ambiente e a sociedade é uma tendência crescente e as empresas devem se adaptar para se manterem competitivas no mercado.


Para concluir, as marcas precisam se adaptar às expectativas dos consumidores da geração Z, e é importante que elas sejam transparentes, autênticas e responsáveis, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento para os jovens. A preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social é um imperativo ético e moral, e as marcas que se posicionarem de forma correta, certamente atrairão e fidelizarão esses consumidores.



Espero que essas dicas tenham sido úteis e que elas possam ajudar o seu negócio. Compartilhe com quem possa se interessar.

Deixe seu comentário, dúvidas... sua opinião é muito importante!

 

Este artigo foi escrito com ajuda de uma IA (Inteligência Artificial), desenvolvida pela organização OpenAI. o GPT-3 é um modelo de linguagem baseado em redes neurais, que prevê a possibilidade de uma sentença de texto ser coerente, ou seja, fazer sentido para a compreensão humana. que gera textos como se fosse um humano.

 

Sobre

Eu sou Léo Begin, especialista em Marketing e Negócios e consultor de Marketing & Branding para profissionais e empresas.

Site/blog: www.leobegin.com


Siga-me nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo

................................................

Formado em TI MBA em Marketing e Negócios Outros cursos: - Branding, Construção Estratégica de Marcas - Marketing Digital - Hipnose Conversacional (Neuromarketing) - Analista Comportamental DISC

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Ícone do WhatsApp