top of page

O RH me deixou no vácuo

Profissionais de RH, Marketing e demais interessados, vamos conversar?


Sempre vejo no Linkedin discussões sobre as empresas que não dão nenhum tipo de feedback para os candidatos às vagas que estão oferecendo, eu quero trazer um outra abordagem pra esse tema: como esse descaso pode impactar de forma negativa no branding do negócio!


A reputação de uma marca é um dos principais ativos (intangíveis) de um negócio. Todos os profissionais que fazem parte da empresa deveriam ser conscientes disso, deveriam... Porém, muitas empresas em suas estratégias de marketing acabam envolvendo somente as áreas de gestão e do comercial, ficando de fora departamentos essenciais como o de Recursos Humanos, / recrutadores.


Um profissional que se candidata para uma vaga, está geralmente em um momento mais sensível, com as emoções positivas ou negativas afloradas. Ao ficar no vácuo, esperando uma resposta que nunca virá, esse profissional que também é CONSUMIDOR, INFLUENCIADOR e potencial cliente dessa empresa não só criará uma aversão à mesma, como também replicará esse seu descontentamento para sua rede de contatos.

Pense comigo: se um amigo seu, um familiar, alguém que você gosta é tratado com total desprezo por uma empresa, você iria consumir ou recomendar os produtos / serviços dela? É muito provável que não!


O Boca a boca digital quando positivo reforça a percepção de valor de uma marca, e o negativo faz um estrago imenso que vai demandar muito investimento de tempo e recursos em uma gestão de crise.


Engana-se quem pensa que as pessoas por medo de ficarem queimadas no mercado não irão expor suas frustrações com a empresa; essas conversas na maioria das vezes ocorrem nas redes privadas, grupos, WhatsApp, etc... o que praticamente impossibilita às empresas monitorarem o que está sendo falado sobre ela na internet, e consequentemente tomarem medidas de contenção de desgaste da marca.


Como profissional de markting e produtor de conteúdos sobre o tema, gostaria de recomendar aos profissionais das áreas de seleção e recrutamento que atentassem para esse tema, e buscassem incorporar em suas áreas o hábito de oferecer feedback, devolutivas acompanhadas de uma mensagem que seja de força, motivação e ou dicas que poderiam ajudar aqueles que não foram aprovados a tornarem-se profissionais mais preparados para outras oportunidades, você tem noção do poder desse gesto? De quebra ainda ajudaria na construção de uma boa imagem da sua empresa.

Essa atitude é tão rara, que provavelmente ele(a) irá compartilhar sua resposta nas redes sociais, gerando um engajamento espontâneo, positivo e valioso para seu negócio.

E para finalizar: profissionais de marketing, envolvam O RH e todos os demais departamentos nas suas estratégias de marketing, de comunicação.


Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante. Compartilhe!

 
 

Quem sou eu

Eu sou Léo Begin, especialista em Marketing e Negócios e consultor de Marketing & Branding para profissionais e empresas.


E-Mail: contato@leobegin.com - Whats: 48 99859-6851 - Site/blog: www.leobegin.com


Siga-me nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo

................................................

Formado em TI MBA em Marketing e Negócios Outros cursos: - Branding, Construção Estratégica de Marcas - Marketing Digital - Hipnose Conversacional (Neuromarketing) - Analista Comportamental DISC

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Ícone do WhatsApp