top of page

Propósito: Como comunicar a razão porque você como profissional / marca existe

"O novo consumidor busca se conectar com marcas que estejam alinhadas e partilhem dos seus valores e princípios."



Qual o seu propósito?

Se você não parou pra pensar sobre isso, vem comigo, que nós vamos mergulhar de cabeça nesse assunto. 


Além da motivação, do bem estar, de aumentar ou resgatar o prazer de fazer o que você faz, ter um propósito bem definido é lucrativo para os seus negócios. 

Você já deve ter percebido ou escutado por ai, que uma tendência presente nas relações comerciais já a algum tempo, é a de que os consumidores estão valorizando muito mais a experiência, do que apenas o consumo, a posse de bens e serviços. Segundo um estudo feito em 2018 pela Euromonitor, que combinou a análise de mais de 30 segmentos em cem países e entrevistas com 30 mil consumidores em 20 países, incluindo o Brasil, constatou que mercado mudou, hoje o consumidor busca experiências incríveis, memoráveis, que façam sentido para eles, e não comprar por comprar ou contratar um serviço por impulso. Vivemos a era da experiência, UBER, Netflix, Spotify, Airbnb, a economia compartilhada, os co-livings, produtos e serviços personalizados, são só alguns exemplos entre milhares que poderíamos citar aqui. O novo consumidor, do qual obviamente nós também fazemos parte, busca se conectar com marcas que estejam alinhadas e partilhem dos seus valores e princípios. Seja a preocupação com o meio ambiente, o social e a saúde, por exemplo.


Por isso, se você é um prestador de serviços, a definição de um propósito também deve ser levada em conta na construção e posicionamento da sua marca pessoal, para que ela torne-se forte e que esteja alinhada com os valores do seu mercado. E é muito mais fácil e eficiente trabalhar e comunicar o propósito de marcas pessoais do que de marcas empresariais, pois o nosso relacionamento com nossos clientes, parceiros e colaboradores é em sua essência muito, mas muito mais humanizado, Afinal, você é a sua empresa e é com essa empresa “marca” que o seu cliente se relaciona diretamente! Mas, muitas vezes, por falta de conhecimento, pela rotina, correria do dia-a-dia, acabamos negligenciando ou ignorando isso.

Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.


Mas afinal de contas, o que é propósito?


Diferente do conceito de missão / visão e valor (Sabe aquelas plaquinhas que tem em praticamente toda empresa, mas o que está ali nem sempre colocado em prática?) O propósito é algo muito maior, mais profundo e requer autoconhecimento, conhecimento do seu mercado e do seu consumidor, e principalmente: exige empatia!


Trazendo o conceito de propósito para o Marketing Pessoal e o Personal Branding, podemos dizer que o propósito de marca é a razão porque você como profissional existe. Não se trata apenas do que você faz, ou os benefícios que seus serviços trazem para seu cliente, mas, como você pretende realmente contribuir para um mundo melhor. O propósito de marca é algo muito poderoso, é um direcionamento capaz de conectar pessoas, seus clientes, parceiros, sua equipe em prol de um objetivo maior. Por exemplo: se falarmos de um professor, uma professora, o que eles fazem é dar aulas, compartilhar conhecimento, formar pessoas e profissionais, certo? Mas, qual é o propósito deste profissional, como que com o seu trabalho ele pode transformar o mundo e deixar um legado? 


Exemplificando


Daqui a pouco, vou dar algumas dicas de como você pode definir e comunicar o seu propósito. Para isso, vou me usar como exemplo para contextualizar a diferença entre o que eu faço e qual é o meu propósito, vamos lá:

Eu sou Léo Begin, especialista em marketing e presto consultoria presencial e online de branding (gestão de marca) para pequenas e médias empresas e gestão marcas pessoais (personal branding). Isso é o que eu faço, e por mais que defina tecnicamente o meu serviço, não define a essência dele em profundidade. Não é uma descrição muito empolgante e provavelmente não faria uma pessoa escolher contratar os meus serviços. Certo? Agora vamos ver essa mesma definição sob a ótica do propósito:


Meu Propósito

Ajudo marcas pessoais e empresariais a se conectarem com sua essência, com o que as tornam únicas, e então comunicar esse diferencial, para que sejam vistas e lembradas. Mas principalmente, reconhecidas e desejadas no mercado! Posicionando-se e gerando conexões humanas duradouras e negócios lucrativos para todos. 


E você, sabe qual é o seu propósito? Já parou pra pensar sobre isso? 


O ideal é fazer um profundo e elaborado processo de autoconhecimento, de pesquisa de mercado, definição da persona do seu cliente... Mas, você já pode começar a desenvolver e comunicar o seu propósito, fazendo algumas perguntas básicas. Pegue uma folha de papel, ou abra um doc e responda à algumas perguntas que lhe ajudarão a se reconectar com sua essência, seu propósito: 


  • No que eu acredito?

  • Quais são os meus valores pessoais, morais, éticos dos quais eu não abro mão por nada?

  • Quais são meus sonhos, meus anseios, para mim, para quem está ao meu lado nessa jornada? Para sua família, seus amigos, parceiros e colaboradores, clientes e sociedade.

  • Quais são os problemas, as necessidades das pessoas, da sociedade, que com o meu trabalho, meu serviço, minha habilidade eu posso ajudar a resolver? Em outras palavras, como através do que eu faço, posso tornar o mundo um lugar melhor?

Para finalizarmos, lembre-se de algo muito importante: para que um propósito faça sentido, e não só mais uma outra plaquinha na parede, é preciso que ele seja compreendido, aceito abraçado por todos. É preciso que ele seja verdadeiramente genuíno. Ou seja: você precisa viver aquilo que prega, senão, não vai colar. 


Vamos conversar?


Deixe nos comentários, alguma dúvida ou contribuição sobre o tema. Pode também comentar o que você faz, e qual é o seu propósito.

Se você gostou deste artigo e acredita que ele possa ser do interesse de outras pessoas, compartilhe!



 

Quem sou eu


Eu sou Léo Begin, especialista em Marketing e Negócios e consultor de Branding para profissionais e pequenos negócios.


Quer fortalecer e posicionar a sua marca? Entre em contato, vamos conversar:


Meu E-Mail é contato@leobegin.com

Whats: 48 99859-6851

Site/blog: www.leobegin.com

Siga-me nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo: 

................................................

  • Formado em TI

  • MBA em Marketing e Negócios

  • Outros cursos:

- Branding, Construção Estratégica de Marcas

- Marketing Digital

- Hipnose Conversacional (Neuromarketing)

- Analista Comportamental DISC

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Ícone do WhatsApp