top of page
  • Léo Begin

Soft Skills - As habilidades que farão você se destacar e crescer no mercado

Este artigos é para quem está buscando o primeiro emprego, um novo emprego ou para profissionais que querem conquistar novas posições no mercado de trabalho.

Você já se perguntou por que alguns profissionais conseguem ter mais sucesso que outros, mesmo que em pé de igualdade quanto às habilidades técnicas (hard skills)?


Todos os anos, as universidades, cursos técnicos e profissionalizantes “despejam” uma leva de novos profissionais no mercado de trabalho. Diante deste cenário extremamente competitivo, quais habilidades o profissional deve trabalhar / desenvolver para que possa ser notado e desejado?

O que faz com que o profissional não se torne mais um no mercado de trabalho? Quais são as habilidades e diferenciais que fazem com que alguns tenham mais chances de serem contratados? Que tenham maior chances de se manter no trabalho e principalmente maiores perspectivas de conquistar o tão crescimento dentro das empresas ou serem disputados no mercado?


Soft Skills

Além das habilidades técnicas, na hora da contratação, os profissionais de RH buscam profissionais que tenham determinadas habilidades subjetivas necessárias para o desempenho das atividades dentro da empresa: As chamadas soft Skills.

As Soft Skills são habilidades comportamentais e de relacionamentos, ou seja como o profissional se comunica e interage com outras pessoas. Essas habilidades agregam valor ao currículo do profissional. Uma das soft skills mais valorizadas na hora da contratação é a habilidade de comunicação: como o profissional se expressa, como se relaciona e como ele escuta.


Uma curiosidade é que essas habilidades, tão desejadas e disputadas pelas empresas, praticamente nunca aparecem nos currículos.

Esses diferenciais fazem com que o profissional se sobressaia. Vamos fazer uma analogia: Imagine que você é um produto exposto na gôndola de um supermercado. Por que o cliente escolheria você entre tantas outras opções semelhantes? Como você se destaca, qual é o seu diferencial em relação aos seus concorrentes? Estas habilidades que não aparecem no currículo,são as que fazem com você se torne a melhor opção de escolha.


Hard Skills x Soft Skills

Antes de listar quais são as principais habilidades comportamentais (soft skills) valorizadas pelo mercado, precisamos entender o que são as Hard Skills, pois muitas pessoas acabam confundindo-as. São habilidades técnicas que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. São as que você aprende na sala de aula, com livros, assistindo vídeos no Youtube, fazendo um cursos e também durante o desenvolvimento do trabalho. Ou seja, são os conhecimentos técnicos e operacionais que são necessários para desenvolver determinada atividades.


Já as Soft Skills, como dito no começo deste artigo, são habilidades comportamentais, de relacionamento. Algumas funções dentro de uma empresa exigem determinadas habilidades específicas. Uma dica é procurar descobrir quais são as habilidades exigidas na sua profissão, função. Faça um trabalho de autoconhecimento para ver se as tem e trabalhe o desenvolvimento das mesmas, e é importante entender também que estas competências vão evoluindo com o tempo. Uma boa notícia é que elas são características passíveis de serem desenvolvidas e aperfeiçoadas, portanto não desanime.


Veja algumas das Soft Skills mais valorizadas no mercado:

  • Boa comunicação

  • Relação interpessoal

  • colaboração

  • Equilíbrio emocional

  • Capacidade se de adaptar

  • Ser flexível

  • Conseguir trabalhar sob pressão

  • Empatia

  • Pensar fora da caixa

  • Autodesenvolvimento, capacidade de aprender sozinho

  • Liderança

Como desenvolver as soft skills

Primeiramente e o mais importante é o autoconhecimento: faça um mergulho em si mesmo, entenda quais são suas habilidades, suas dificuldades, suas motivações… Trabalhe no desenvolvimento constante do que você tem de melhor. E busque corrigir os comportamentos que possam estar atrapalhando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Busque feedbacks dos seus superiores, colegas de trabalho e amigos. Se você é o gestor, dê feedbacks para seus subordinados, ajude-os a compreender quais são suas habilidades, e como desenvolvê-las.

#softskills #hardskills #carreira #rh #recursoshumanos #marketingpessoal #branding #personalbranding #mercadodetrabalho #desenlvolvmentopessoal

 

Eu sou Léo Begin  - Consultor de Marketing Pessoal e Personal Branding


Meu propósito é ajudar as pessoas encontrarem, desenvolverem e revelarem a sua "luz" para o mundo! Se você deseja desenvolver, lapidar e potencializar sua marca pessoal, estou aqui para lhe ajudar. Vamos conversar?

Siga-me nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo: Instagram - Facebook - Linkedin

Meu E-Mail é contato@leobegin.com

Whats: 48 99859-6851

www.leobegin.com

Sou formado em TI, com - MBA em Marketing e Negócios e Curso de Branding, Construção Estratégica de Marcas - Marketing Digital

22 visualizações0 comentário
bottom of page